Nessa semana foi celebrado, no dia 15/03/2021, o Dia do Consumidor.
Parabéns a nós consumidores que movimentamos empresas deste Brasil, do comercio local até as multinacionais.
Que sempre com boa-fé acreditamos em uma relação justa entre ambas as partes. Mas que muitas vezes não somos respeitados e temos que exigir nossos direitos.
Pois somos amparados por várias leis em nosso país, como por exemplo o Código Civil, o Código de Defesa do Consumidor e mais recentemente pela LGPD. Mas que, muitas vezes desconhecemos nos direitos.
Você sabia que existe um serviço público, no site www.consumidor.gov.br que permite a intermediação direta entre consumidores e empresas para solução de conflitos de consumo pela internet.esta ferramenta possibilita a resolução de conflitos de consumo de forma rápida e desburocratizada: atualmente, 80% das reclamações registradas no Consumidor.gov.br são solucionadas pelas empresas, que respondem as demandas dos consumidores em um prazo médio de 7 dias. Dados do site.
Ou ainda que existem sites como o https://www.naomeperturbe.com.br/ ou https://bloqueio.procon.sp.gov.br/ que, pelo menos tentam bloquear ligações de telemarketing aos cadastrados no site.
Uma maior conscientização da população, através de companhas em escolas e comunidades proporcionadas pelo governo, com certeza traria um conhecimento maior de nossos direitos e como exerce-los.
E você consumidor, neste dia, lembra de algum direito seu? Deixe nos comentários